O Passaporte Natura 2000 proporciona uma nova forma de conhecer a maior rede de áreas protegidas do mundo – a Rede Natura 2000.
É um passaporte digital que irá transportá-lo/a para uma jornada tecnológica e sensorial pela Rede Natura 2000 em Portugal.
Nesta viagem irá usar o Passaporte como uma ferramenta que lhe dará acesso a informação útil e variada acerca da biodiversidade, do património local e das comunidades, o que lhe permitirá descobrir e cruzar as fronteiras da Rede Natura 2000.
Para tornar a viagem mais marcante, como num velho passaporte analógico, a app possui um espaço dedicado à colocação de carimbos. Sob a forma de QR Codes, estes estão distribuídos pelo território, em locais de importância assinalável.
Quando passar por estes locais poderá ler os QR Codes e carimbar o seu Passaporte. Dessa forma irá assinalar a sua passagem e desbloquear novos conteúdos, apenas acessíveis no local.
Assim, quantos mais locais visitar, mais saberá acerca da Rede Natura 2000. E esse saber virá acompanhado das experiências e memórias que só uma viagem permite.
Quem tiver espírito de jogador/a poderá também participar numa competição saudável e ver o seu nome no ranking dos/as que conseguem o maior número de carimbos no Passaporte.
Chasco-preto - Oenanthe leucura
Lobo-ibérico - Canis lupus signatus
A Máscara e o Mascarilheiro
Dar a conhecer uma parte concreta do território português, a Rede Natura 2000, alertando para questões relacionadas com a conservação da biodiversidade e do património, sempre com grande foco na sustentabilidade.
Durante a expedição por estes espaços únicos, o Passaporte também vai servir como uma espécie de diário de bordo, permitindo que deixe o seu contributo, seja reportando problemas detetados ou sugerindo alterações que promovam melhorias.
Com o Passaporte que tem em mãos poderá começar por descobrir, a partir de agora, as Minas de Santo Adrião e o Douro Internacional, em qualquer lugar. Mas a melhor forma de conhecer a Rede Natura 2000 é percorrê-la. Nesse aspeto, não é diferente de qualquer outra paisagem natural. É mesmo preciso ir, ver e sentir.
Para todos.
A Rede Natura 2000 é uma anfitriã acolhedora e o Passaporte será o seu guia e companheiro nesta viagem.
Vamos começar a descoberta?
Significa
Uliana de Castro e Rui Dias
Pedro Dias
Mariana Rio
Davina Falcão
Marina Mota
Cláudia Costa, Uliana de Castro, kamo_from_sky, Pedro Rego, Hugo Marques, Roberto Corvino, João Santos, Diniz Cortes/Wildscape, Mónica Salgado, Gonçalo Mota, Alberto Pires, Iván Gutiérrez, Gaëlle Carvalho, Flora on, Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Wikimedia Commons